Web Design – ADOBE Fireworks CS5

img-fireworks-cs5O Macromedia Fireworks é um editor de imagens desenvolvido pela Macromedia, posteriormente adquirido pela Adobe. Suas funcionalidades focam a publicação gráfica na Internet, por isso inclui suporte a GIF animado, PNG e imagens fatiadas, além de possuir ótima compressão de imagens. O Fireworks possui suporte a gráficos vetoriais, semelhante ao Adobe Illustrator, sendo o oposto do Adobe Photoshop que suporta primordialmente edita bitmaps tendo poucos recursos únicos para vetores. A partir da versão MX, o Fireworks passou a exibir os menus de ferramentas mais organizados, aclopados. Eles podem ser ocultados e suspensos trazendo uma área de trabalho imediata mais limpa. A barra de ferramentas contém 34 botões. Sendo deles, alguns com mini-menus que oferecem variações da ferramenta, chegando a marca de 56 itens quando contados todos os ocultos.

Objetivo do Curso

Capacitar ao aluno a conhecimentos da interface do Fireworks, utilizando as ferramentas para edição de imagens e objetos de formas simples e complexos. Criação de objetos vetoriais, efeitos ao vivo, trabalhando com camadas e objetos, etc. Além de criar páginas otimizadas e completas para a Internet com imagens estáticas e animadas (GIFs), botões (Rollover), menus pop-up, e textos contendo efeitos visuais. E ainda fazer uma integração completa com o Dreamweaver CS5.

Público Alvo

Web Designers, Designers Gráficos, estudantes de publicidade, propaganda, marketing ou áreas correlatas (comunicação e artes), e usuários interessados em desenvolver um site simples, rápido e prático, e com muita qualidade.

Certificados

Atingidos os objetivos, o Aluno receberá um Certificado da TKS.

Pré-requisitos

Conhecimentos básicos do Microsoft Windows e conhecimento básico de Internet.

Metodologia Interativa

Baseia-se em princípios pedagógicos do construtivismo, além de outros como: autonomia do aluno, respeito ao seu ritmo individual, memorização por repetições distribuídas, trabalho com casos reais do dia-a-dia etc.
Roteiros passo-a-passo e explicações detalhadas auxiliam o aluno não apenas nas ações operacionais mas também na transferência de conceitos teóricos e no encaminhamento de situações que ele próprio é levado a concluir, reforçando o seu aprendizado.

Carga Horária

30 horas.

VOCÊ ESCOLHE O DIA E HORÁRIO DO SEU CURSO.

Investimento

Sob Consulta!

Conteúdo do Curso

  1. Princípios Básicos: O que é o Fireworks CS5; Conhecer a interface do programa (painéis, ferramentas, propriedades); Abrir arquivo bitmap; Editar objetos bitmap; Dimensionar imagens; Configurar tela e níveis de Gamma; Criar um novo arquivo; Salvar Arquivo.
  2. Seleção: Moldura; Moldura Oval; Varinha Mágica; Laço; Laço Polígono.
  3. Texto: Manipulação de textos; Converter textos em traçados; Adicionar texto a um traçado.
  4. Trabalhando com Bitmap: Cortar Imagem; Ajustar; Carimbo; Manchar; Fazer cópias e dimensionar as imagens copiadas.
  5. Efeitos: Estilos; Adicionar efeitos e filtros; Utilização de cores, texturas, sombras e padrões; Copiar e Colar atributos.
  6. Criando Objetos Vetoriais: Criação de objetos com as ferramentas: Retângulo, Retângulo Arredondado, Elipse e Polígono; Linha; Caneta; Forma Livre.
  7. Manipulação de Objetos Vetoriais: Criar e combinar formas; Duplicar objetos; Usar o comando de interseção; Aplicar transformações; Alterar formas, opacidade e cores do objeto criado; Uso de camadas.
  8. Recursos Auxiliares: Réguas e Guias; Painel Histórico; Máscaras; Gráficos.
  9. Botões: Criar Botões; Criação de fatias e pontos ativos; Definir link; Criar um mapa de imagem; Camada da Web.
  10. Animação: Adicionar molduras; Adicionar comportamentos; Compartilhar Camadas; Interpolação de objetos; Otimizar e exportar imagens; Escolher o formato da imagem; Usar a ficha de visualização; Criação e Manipulação de GIFs animados; Usar Onion Skinning; Usar símbolos de animação; Controlar a reprodução; Visualizar a exportação com animações; Aplicar interpolação; Máscaras.
  11. Criar Site: Criar o layout com as ferramentas do Fireworks; Criar Modelo; Definir link para cada objeto; Importar Imagem; Criar Animação; Criar Rollovers desmembrados; Menu Pop-Up; Criar Fatias; Exportar arquivos em HTML, JPEG e GIF.
  12. Integração com o Dreamweaver CS4: Acertos finais no Dreamweaver; Inserir tags de HTML no site; Visualizar no site no navegador; Testar o site.

});